quarta-feira, 23 de setembro de 2009

XI OLIPET - GII

No domingo, dia 13/09, cerca de 160 crianças entre 11 e 12 anos curtiram um dia ensolarado exercitando diversas competências na competição. Além do PET, participaram as seguintes instituições: Associação Esporte Solidário, Projeto Viver, Sec. Municipal de Taboão da Serra, Vizinho Legal, Colméia, Núcleos de Formação FINASA, Gotas de Flor com Amor, Ação Comunitária, PELEC, Sociedade Benfeitora Jaguaré, EPROCAD, ACM Carapicuíba.

Foram realizadas 6 modalidades, através de jogos pré-desportivos: handebol 5X5, futebol 5X5, basquete 3X3, volei 3X3, flag 5X5 e dodgebol.

Cada equipe recebeu uma Mapa de orientação, que continha as informações sobre os espaços, a tabela de jogos e um espaço para avaliação.

A cada rodada, 3 equipes se reuniam em um determinado espaço. Lá, jogaram "todos contra todos", mas uma modalidade diferente com cada equipe adversária, totalizando 2 jogos.
E enquanto outras duas equipes estava jogando, nada de ficar de fora assistindo apenas!
A terceira equipe era responsável pela arbitragem e apoio para favorecer a dinâmica do jogo, como reposição de bolas. Assim, estavam em jogo as competência para jogar, observar, entender as regras do jogo, comunicar-se.... As equipes tiveram o apoio de educadores-mediadores, participantes do curso "Mediação em Educação pelo Esporte".

Após cada rodada, faziam uma avaliação do seu desempenho e da arbitragem.

Entre a 3ª e 4ª rodada, os capitães tinham um papel especial: tinham que negociar com os demais e montar uma tabela para a 4ª rodada, onde cada equipe repetiria 2 jogos, escolhidos pelas equipes como preferidos entre os 6. Enquanto isso, os demais jogadores e os educadores assistiram a uma apresentação de capoeira do grupo Abadá-Capoeira, parceiro do PELEC.

Ao final de todas as rodadas, as crianças puderam olhar para o "Quadro Geral", que tinha o número de vitórias, empates e derrotas de cada equipe e também a avaliação que as equipes fizeram de sua arbitragem, se foi "bola cheia" ou "bola murcha". Puderam então, fazer um balanço geral sobre seu desempenho no dia e refletir sobre como levar essas aprendizagens para o dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas