sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Esporte e Desenvolvimento Humano na rede: é gol da cidadania!


Com a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, se estabelece e deve perdurar um "movimento esportivo" inédito no país. A criação do PRODHE vem ao seu encontro. O programa pretende cumprir seu papel como mobilizador de pessoas e instituições, criando redes colaborativas. A intenção é garantir que a temática do desenvolvimento humano pelo Esporte esteja na pauta dos grandes debates sobre esse fenômeno de maneira séria, aprofundada e crítica.

A proposta de criação do Programa de Formação e Estudo em Desenvolvimento Humano pelo Esporte - PRODHE - surge a partir da experiência de 14 anos do Projeto Esporte Talento (PET) no desenvolvimento da tecnologia social em Educação pelo Esporte junto ao Programa Educação pelo Esporte (parceria do Instituto Ayrton Senna com 14 universidades brasileiras).

Com o desenvolvimento do PRODHE queremos potencializar as ações do PET. A intenção é trabalhar os conhecimentos, idéias e práticas acerca do esporte como fenômeno sócio-cultural promotor de desenvolvimento humano.

O Projeto Esporte Talento e o Programa Educação pelo Esporte possuem um sólido reconhecimento na área do esporte para crianças e adolescentes. Por isso, o PRODHE visa a aproveitar a “identidade formativa” do PET e os vínculos institucionais construídos ao longo dos anos.



Dia 04 de novembro, no Centro de Práticas Esportivas da USP, ocorreu o lançamento oficial do PRODHE, que funcionará, a partir de 2010, por meio de dois programas interdependentes e conectados pela construção de novos conhecimentos:

PROGRAMA ESPORTE TALENTO - atendimento direto de crianças e adolescentes,

PROGRAMA ESPALHANDO TECNOLOGIA - formação de educadores, construção, sistematização e disseminação de idéias e práticas da educação pelo esporte.

A parceria com o Instituto Ayrton Senna continua. Contamos com seu apoio para o desenvolvimento conjunto de ações de disseminação e também na captação de recursos. Queremos também aproveitar o potencial do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP). A existência de espaços esportivo-pedagógicos adequados é indispensável para agregar ao esporte uma visão e prática interdisciplinares. Daí a grande importância dessa parceria. A institucionalização do PRODHE como um programa do CEPEUSP também busca contribuir para o cumprimento do papel da USP, já que sua proposta está de acordo com os objetivos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Veja matérias sobre o lançamento do PRODHE nos links abaixo:

http://www.cepe.usp.br

http://www4.usp.br

Um comentário:

  1. Parabéns a todos da equipe pelo Programa, pelo Blog, pela Olipet, e por mais um ano de conquistas e renovação.
    Estou aqui longe, mas pertinho....

    Abraços
    Futada

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas