quarta-feira, 30 de março de 2011

FESTIVAL RUAS DE ESPORTE - "Movimente-se, desfrute, conheça, compartilhe..."

V FESTIVAL RUAS DE ESPORTE: que USP você conhece?

Tradicionalmente, o PRODHE realiza no 1º semestre o FESTIVAL RUAS DE ESPORTE com a finalidade de estimular a prática autônoma de atividades físicas e esportivas, enfatizando a exploração e apropriação de espaços públicos, reconhecendo e promovendo o esporte como fenômeno sociocultural amplo.

Neste ano de 2011, em sua 5ª edição, o evento se realizará com o apoio da Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) e sua programação se estenderá ao longo do ano num total de 4 etapas, convidando a todos - crianças, jovens adultos e idosos - a fazerem o devido uso social dos espaços e da diversidade de atividades que a USP tem a oferecer. Com o lema: “Movimente-se, desfrute, conheça, compartilhe...”, o V Festival Ruas de Esporte pretende estimular os diferentes públicos que freqüentam a universidade a compartilhar suas ruas, praças, talentos, iniciativas culturais. E em alguns momentos específicos estas ideias servirão de inspiração para invadir outros espaços pela cidade de São Paulo, provocando-nos: que São Paulo nós conhecemos?

A programação completa das duas primeiras etapas estará disponível a partir de 25 de abril.
 
Saiba mais detalhes de cada etapa a seguir:


Programa 1: “OcupAÇÃO” no Campus – Etapa de Sensibilização
  • Apresentações culturais, distribuição de Kit Conheça melhor a USP e de recurso pedagógico que desafiará e guiará o envolvimento de cada um nas programações durante o ano.
  • Dia: 10/05/11
  • Local: Centro de Visitantes do Campus da Capital

Programa 2: Exploração e intervenção com práticas corporais, artísticas e culturais nos espaços abertos da USP.
  • Incentivo ao uso social responsável do Campus com enfoque em áreas abertas, de passagem
  • Dia: 20/05/11
  • Local: Parque Esporte para Todos, Praças e Ruas da USP (a definir)

Programa 3: A USP no Dia do Desafio
  • Compondo a programação do evento organizado internacionalmente pela TAFISA e no Continente Americano pelo SESC SP. O Dia do Desafio é uma campanha mundial para mobilizar os cidadãos para a prática da atividade física em prol da saúde e bem-estar social. O PRODHE já vem participando do Dia do Desafio há 3 anos e em 2010 fez parte do Comitê  Organizador na cidade de São Paulo. O evento é realizado sempre na última 4ª feira de maio e diversas atividades são organizadas em toda a cidade, mas cada pessoa pode fazer sua atividade física cotidiana e registrar sua participação. Para saber mais sobre o dia do Desafio, acesse http://www.sescsp.org.br/diadodesafio.
  • Dia: 25/05/11
  • Local: quadras e campos do CEPEUSP, ruas, praças e unidades do Campus da Capital.

Programa 4: Descobrindo e Redescobrindo Modalidades Esportivas
  • Oficinas esportivas teórico-práticas para educandos e educadores
  • Dia: 07 a 11/11/11
  • Local: quadras e campos do CEPEUSP; espaços das instituições parceiras e nos espaços públicos da cidade de São Paulo.
  • Dentro da proposta do PRODHE, em uma de suas linhas pretende-se que os educadores e educandos aprofundem seus conhecimentos teórico-práticos sobre o esporte. E uma das estratégias é oferecer a prática de modalidades esportivas à luz das ideias de desenvolvimento humano e de esporte ao longo da vida, possibilitando que eles sejam capazes, a partir desta experiência, de praticá-las com autonomia e criatividade em outros espaços da cidade.
  • Para organização desta etapa, haverá um Encontro de Planejamento, dia 5 de outubro de 2011, com as instituições que desenvolverão oficinas.

O PRODHE atuará como facilitador e articulador dos diferentes parceiros – internos e externos ao Campus USP da Capital – para compor e executar a programação.

 
CRONOGRAMA PARA FECHAR PROGRAMAÇÃO
PROGRAMA 1
Até 8 de abril
PROGRAMA 2
Até 15 de abril
PROGRAMA 3
Até 29 de abril
PROGRAMA 4
Até 05 de outubro


Se você tem interesse em participar, entre em contato conosco pelo e-mail prodhe@usp.br ou pelo telefone 3091-3592.

Um comentário:

  1. Olá pessoal! Sou artista marcial - Kung Fu, se precisarem de mim para ajudar em algum evento, eu estou aí! Nota: para exemplificações ou dinamicas de katis/formas e não lutas necessariamente! E-mail: sadycarl@usp.br
    Sady Carlos

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas