quinta-feira, 3 de março de 2011

XIII OLIPET - Convite para 1o encontro

O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte - PRODHE dá a partida para a organização da “XIII Olipet” – Jogos de Educação pelo Esporte (Olimpíadas do Projeto Esporte Talento), que ocorrerá em setembro. Propomos que todas as instituições interessadas envolvam-se desde já em um processo de construção coletiva para um melhor aproveitamento do potencial educativo desse evento esportivo.
        O processo de construção coletiva e a realização do evento oferecem situações para: estimular o desenvolvimento de competências das crianças e adolescentes; contribuir com a formação de educadores; e sistematizar e disseminar conhecimentos.



Em 2010 partimos do tema Esporte e Desenvolvimento Humano e experimentamos novidades muito interessantes e positivas relacionadas à co-responsabilidade das instituições participantes e aos instrumentos de avaliação. E nossos desafios agora são aprofundar e aperfeiçoar a utilização de instrumentos de acompanhamento e avaliação; diversificar o envolvimento e os papéis dos jovens educandos; e experimentar alguma forma de envolvimento diferenciado dos familiares.
A proposta de construção coletiva é um desafio constante que precisa de um compartilhar e de estratégias que facilitem o diálogo. Nesse processo será possível identificar diversas formas de participação das instituições para além do envolvimento direto das crianças e jovens nos jogos, como por exemplo, capacitar a equipe de educadores; aplicar outras vias educativas (apresentações artísticas, registro jornalístico etc); desenvolver estratégias de articulação comunitária; e tudo o mais que esse rico processo e nosso efetivo envolvimento propiciarem.

Para garantir uma melhor preparação das instituições interessadas, nosso 1º encontro será no dia 16 de março, 4ª feira, 08h30, no CEPEUSP.
A partir das considerações acima, pretendemos que todos os interessados possam conversar em suas instituições e já trazer ideias e propostas para o nosso encontro. Também pretendemos montar um cronograma que facilite a construção coletiva.
Contamos com a presença de vocês dando, assim, um passo importante em direção ao aperfeiçoamento conjunto da concepção deste evento. O encontro ocorrerá no Projeto Esporte Talento, localizado no Centro de Práticas Esportivas da USP - CEPEUSP, Praça 02 Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária.

Características básicas da XIII OLIPET

A XIII OLIPET promoverá jogos, brincadeiras e festivais esportivos para crianças e jovens de 08 a 18 anos subdivididos em 04 (quatro) grandes grupos, conforme tabela a seguir:
Grupo
Nascidos(as) em
Indicativo de datas
Característica
I
2002 e 2001
11/09
Circuito de jogos e brincadeiras com participação individual
II
2000 e 1999
18/09
Circuito de jogos reduzidos com participação por equipe
III
1998 a 1996
10 e 24/09
Jogos formais em modalidades coletivas
IV
1996, 95, 94 e 93
17/09
1ª etapa de Torneios/Festivais de modalidades esportivas
(as instituições participantes serão convidadas a organizar – com envolvimento dos adolescentes – outras etapas)


Obs.: os dias e horários exatos de cada grupo serão confirmados posteriormente, mas normalmente os jogos ocorrem entre e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas