sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reflexões e questionamentos no Congresso Esporte de Alto Desenvolvimento: excelência para todos


No último dia 27/10, realizado em parceria entre SESC-SP e CEPEUSP, ocorreu o Congresso Esporte de Alto Desenvolvimento: excelência para todos, com o objetivo de debater sobre o esporte e o desenvolvimento humano nas diversas perspectivas das suas manifestações, expondo a riqueza do fenômeno esportivo visto de uma maneira sistêmica e integradora.

Com essas finalidades, o evento teve com diversas atividades, como oficinas, conferências e mesas redondas, e contou com a participação de vários estudiosos do assunto e autoridades – Prof. Ms. Dimitri Wuo Pereira, Prof. Ms. Paulo Verardi, Prof. Ms. José Aníbal Azevedo Marques, Profª. Ms. Thatiana Freire, Prof. Dr. Dante de Rose Junior, Prof. Dr. Pablo Juan Greco, Prof. Dr. Alcides José Scaglia, Profª. Ms. Paula Korsakas, Prof. Alonso Elísio Corrêa, Lúcia Macedo Sales, Claudia Graner, Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes, Ana Moser e Vanessa Menga.

Vários questionamentos foram levantados durante todo o congresso, no sentido de estabelecer quais experiências esportivas têm sido oferecidas às crianças e jovens no Brasil e no mundo, quais seus propósitos e com que qualidade têm sido implementadas e como as experiências esportivas podem promover desenvolvimento humano e construir uma nova cultura esportiva em que toda e qualquer pessoa possa usufruir de seus benefícios ao longo da vida. Assuntos como a adequação do esporte em relação à idade e às habilidades dos praticantes, a influência da mídia na supervalorização ao futebol e a importância da formação de bons profissionais para a educação física também foram pautados.

Deste modo, o Congresso Esporte de Alto Desenvolvimento: excelência para todos obteve um grande sucesso uma vez que não somente trouxe à tona questionamentos tão relevantes à área, mas também promoveu a reflexão e discussão do esporte e suas principais características no que se refere à capacidade de influencia no desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas