quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Reuniões de formação com os educadores

Durante os dias 13, 14 e 15 de fevereiro, aconteceram as primeiras reuniões de formação com os educadores que trabalharão no primeiro semestre de 2012. A programação se baseou na compreensão e desenvolvimento de estratégias para a aplicação das atividades com os educandos, além de ampliar o conhecimento dos educadores sobre os objetivos e atividades do PRODHE. Um aspecto positivo que podemos destacar sobre eles é que são provenientes de diferentes áreas: Esporte e Ciências da Atividade Física, Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais e Comunicação, o que permite a criação de atividades com visões diferenciadas.
A formação foi iniciada com uma dinâmica para que se conhecessem melhor, através da temática “Atividade Esportiva”. A partir de então, as outras dinâmicas realizadas visaram construir fatores que, para os educadores, são importantes no trabalho de Educação pelo Esporte. Tiveram de considerar a vida em sua rotina e cronologia, do nascimento até a velhice, e como poderiam agregar valores a tais aspectos.
O ponto comum entre as atividades que se seguiram foi a formulação de resultados para depois pensar nos processos para atingi-los. Uma aula sobre os conceitos norteadores do projeto foi ministrada na tarde do dia 14 (durante a capacitação), sendo relevante por considerar o que esperavam do contato com as crianças, qual sua finalidade e, o mais importante, qual prática utilizariam para tanto. Puderam, inclusive, fazer um paralelo entre a forma como a capacitação foi se desenvolvendo e o que o PRODHE tem como conceito de aprendizagem: experimentar, para depois colocar suas descobertas a prova ou dialogar, contando com a autoridade dos educadores.
Os professores também apresentaram o calendário do PRODHE para 2012 e os educadores discutiram o que cada evento poderia produzir. Depois, conhecemos os educandos através de uma exploração das suas fichas cadastrais e, dessa forma, pudemos criar um perfil dos mesmos, através da origem, motivo do ingresso, faixa etária ou se tinham familiares vinculados à USP. O fruto desse processo foi o “biscoito”, boneco ao qual eles, os educadores, se apegaram muito.
Para finalizar, colocaram a mão na massa e planejaram as atividades da primeira semana com os educandos. A partir dai, já não serão mais atividades da capacitação, mas a prática e vivência no PRODHE.

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