quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Jogo do Desenvolvimento Esportivo

Em 2013 o PRODHE lançou o Jogo do Desenvolvimento Esportivo. O jogo convida a pensar sobre a influência da família, dos espaços destinados à prática e da qualidade das experiências que vivenciamos, para que as atividades físico-esportivas se tornem uma prática regular e prazerosa em todas as fases da vida.
Neste ano, já utilizamos o jogo em dois momentos: em um encontro de familiares - para sensibilizá-los sobre a importância de dar o exemplo - e no primeiro Encontro de Formação para jovens em monitoria e mediação esportiva, com a finalidade dos jovens se conhecerem através de suas vivências e experiências esportivas.


Com os familiares, o jogo também ajudou a pensar soluções que revertam o quadro previsto pelos atuais hábitos de sedentarismo. Pesquisas projetam que as crianças de hoje terão 5 anos a menos de vida. Assista ao vídeo da campanha Desenhado para o Movimento e se engaje nesta ação.

E no encontro com os jovens - participantes de projetos esportivos da Associação Esporte Solidário, Fundação Gol de Letra, Fundação Julita,  Projeto Oficina na Piscina e PRODHE -, os comentários mostraram que o jogo cumpriu com sua proposta:
- uma casa do jogo diz "Aprendeu a andar de bicicleta com sua mãe". Uma jovem comentou que não teve essa experiência, mas que gostaria de ter com seus futuros filhos.
- em outra casa está escrito "Descobriu que a Secretaria de Esporte cuida dos recursos e espaços de esporte e lazer da cidade e decidiu acompanhar isso mais de perto". Um grupo de jovens do projeto "Oficina na Piscina" está em contato com a Secretaria Municipal para retomar um convênio encerrado e que propiciou a muitas crianças e adolescentes aprenderem o Polo Aquático.

Portanto, o jogo cria uma identificação das situações relatadas com a história das pessoas, mobilizando os sentimentos e promovendo uma reflexão sobre como o esporte fez, faz e fará parte das nossas vidas.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Jogo do Desenvolvimento Esportivo, clique aqui.

E aguarde, em breve disponibilizaremos mais materiais pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas