quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Inscrições abertas para o Projeto Esporte Talento

Estão abertas até o dia 07 de novembro as inscrições para o Projeto Esporte Talento - PET.
Crianças e adolescentes nascidos entre 2006 e 2000 podem se inscrever.
O PET corresponde às atividades de iniciação e formação esportiva para crianças e adolescentes  do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte, desenvolvido no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.
Para saber mais e fazer inscrições acesse o site do CEPEUSP.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Encontros de Formação para Jovens: resultados e perspectivas

Os Encontros de Formação para Jovens em Monitoria e Mediação Esportiva estão terminando. Aproximadamente 30 jovens estiveram envolvidos de maneiras diferentes em diversos momentos: nos encontros presenciais, nos torneios esportivos, na Clínica de Futebol Brasil 2014 e no Festival Ruas de Esporte, que será em dezembro. Infelizmente, em função da greve na USP, tivemos o cancelamento do nosso principal evento, a OLIPET - Olimpíadas do Projeto Esporte Talento.
Nos últimos 3 encontros tivemos a presença dos educadores Sumaia (PELEC), Cléber (Projeto Quixote) e Gregory (Associação Esporte Solidário), que compartilharam seus conhecimentos em Ultimate Frisbee, Voleibol e Basquetebol, respectivamente.

Tivemos muitos aprendizados durante o ano. Os jovens mostraram muita capacidade e interesse em conhecer mais sobre o esporte; aproveitando, mas indo além das práticas esportivas que já fizeram. Também nos mostraram que tem muitos sonhos e expectativas para que o esporte esteja presente ao longo da vida.
Mas para que isso ocorra, é necessário:
- boas perspectivas de atuação no que estão sendo capacitados.
- formações práticas para que tenham bastante segurança quando forem atuar.
- gostar de esporte e ter muita disposição para aprender.
- ter uma ajuda de custo que valorize o esforço e que motive.

Para aprimorarmos nossos encontros para o ano que vem, agendaremos uma conversa em novembro com instituições que desenvolvem capacitações para jovens. Desta forma, poderemos encontrar formas de articular e complementar as estratégias e conteúdos desenvolvidos nesses diversos espaços, propiciando uma efetiva educação esportiva e integral para esses jovens.

Se você tem interesse, entre em contato conosco (prodhe@usp.br). Aproveite para conferir alguns momentos dos nossos encontros aqui.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Proponha uma oficina esportiva para o Festival Ruas de Esporte

O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) promoverá a 3ª etapa do Festival Ruas de Esporte – Descobrindo e redescobrindo modalidades esportivas -, de 01 a 06 de dezembro de 2014.
O Festival Ruas de Esporte é um evento que tem como objetivo principal estimular as pessoas e instituições a refletirem sobre as práticas esportivas nos espaços públicos em geral, mas principalmente em áreas abertas, sensibilizando para as formas de uso e convivência. E para que isso ocorra, é necessário que as pessoas conheçam mais possibilidades de práticas esportivas e de atividades físicas (saiba mais sobre o Festival e confira como foi o Festival em 2013).
O PRODHE convida seus parceiros e os interessados a propor oficinas de modalidades esportivas em um dos dias indicados e em locais de livre escolha e, assim, compor a programação do Festival. As propostas devem ser encaminhadas até 27 de outubro para o e-mail – prodhe@usp.br (faça o download da Ficha de Registro no site do CEPEUSP para facilitar a descrição da proposta).
Haverá um encontro de planejamento no dia 29 de outubro, às 09h00 e às 14h30, na sede do PRODHE, no CEPEUSP, com os proponentes de oficinas para definição dos detalhes da programação e das estratégias de divulgação. Escolha o horário e participe.
O PRODHE atuará como facilitador e articulador dos diferentes parceiros para compor e executar a programação. O convite é aberto a instituições e grupos que desenvolvem ações e experimentações de práticas esportivas ou que vislumbram alguma possibilidade de contribuição. Contamos com seu apoio na divulgação.

Contador de visitas

Contador de visitas