segunda-feira, 2 de março de 2015

Implantando e desenvolvendo a metodologia Sport Education

Explicação sobre a metodologia apresentada
à garotada do PRODHE em 2014
Ao longo do 2o semestre de 2014, o SESI, a Fundação Gol de Letra, o Cervantes Solidário e o PRODHE experimentaram a metodologia Sport Education (Educação Esportiva).
Com o apoio do prof. Luiz Dantas, da Escola de Educação Física e Esportes da USP (EEFEUSP), educadores reuniram-se mensalmente para estudar o modelo pedagógico e compartilhar a aplicação de acordo com a realidade de cada instituição. Ao final do processo, foi possível fazer uma breve avaliação e ficou uma impressão positiva, gerando o desejo de continuidade, aperfeiçoamento e ampliação da proposta.

Para 2015, o compromisso é estabelecer e seguir critérios para a realização de uma investigação que torne melhor a intervenção pedagógica. Os critérios inicialmente propostos foram:
1) lidar com os 6 elementos críticos da proposta Sport Education: afiliação, competição formal, festividade, evento final, registro de performance e temporada.
2) passar a responsabilidade para os educandos investindo no processo de formação em cada papel/função.
3) preocupar-se com a qualidade da intervenção para uma boa aprendizagem da modalidade.

O grupo fará reuniões mensais e a próxima será no dia 18 de março, 10 horas, no Laboratório de Pedagogia do Movimento Humano (LAPEM), da EEFEUSP.
Confira aqui alguns momentos da experiência realizada em 2014 com o grupo de adolescentes do PRODHE.

Quem tiver interesse pode comparecer ao encontro ou entrar em contato com prodhe@usp.br.

Um comentário:

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas