Projetos de Atendimento

PROJETO BRINCAR NO CEPEUSP
O que é? O Projeto representa a continuidade do trabalho desenvolvido desde a década de 1990 no Núcleo de Recreação Infantil (Nuri). Atende atualmente 40 crianças de 5 e 6 anos.
Objetivo: o Projeto Brincar no Cepe (PBC) tem como objetivo principal oferecer às crianças possibilidades de compreender e transformar as diferentes manifestações da cultura de movimento através das habilidades motoras básicas, jogos e brincadeiras.
Grupos:
O atendimento exclusivo de crianças de 5 e 6 anos da Creche Cidade Universitária ocorre em parceria com a Divisão de Creche da USP – Supervisão de Assistência Social:
- 3ª feira, das 9h30 às 11 horas: 20 crianças.
- 5ª feira, das 9h30 às 11 horas: 20 crianças.
O Prodhe assume, no contexto das atividades físicas e esportivas, como orientações gerais de trabalho, o compromisso de ensinar:
1. o “brincar público”, o brincar com o outro para além da esfera familiar;
2. o acervo de jogos/brincadeiras de diversas culturas, explorando-as de acordo com cada grupo social (o que faz sentido para cada grupo de crianças);
3. a criar um acervo/memorial das brincadeiras próprias mais significativas de cada grupo;
4. a brincar com atividades esportivas e, nesse brincar, familiarizar-se com a cultura esportiva, estimulando ações como por exemplo, brincar de correr.

PROJETO ESPORTE TALENTO
O que é? O Projeto Esporte Talento é um projeto de formação esportiva que atende crianças e adolescentes de 09 a 16 anos. No período da manhã participam crianças de 09 a 11 anos e no período da tarde de 10 a 16 anos.
Objetivos: o objetivo do Projeto é favorecer o desenvolvimento das crianças e adolescentes, através de uma formação para a cultura esportiva que valorize o acesso à prática esportiva, dando-lhes a oportunidade de fazer escolhas conscientes, conciliando os interesses e as necessidades individuais. Para tanto, o aluno participa efetivamente do planejamento das atividades, desenvolvendo sua capacidade de autoavaliação e de estabelecer metas.
Grupos: a criança ou jovem participa no grupo de sua faixa etária e desenvolve as seguintes atividades: 
- 09 a 11 anos: 30 vagas; 3ª e 5ª feira, período da manhã, 8h30 às 11 horas; 
  - Iniciação esportiva com ênfase na exploração e diversificação de jogos e brincadeiras, na estimulação de habilidades coordenativas, imaginação e criatividade. 
- 10 a 12 anos: 30 vagas; 3ª e 5ª feira, período da tarde, 14 às 17 horas; 
  - Além dos aspectos citados no grupo anterior, enfatiza a formação esportiva a partir da exploração dos elementos técnicos e táticos comuns a diversas modalidades esportivas individuais e coletivas (como futebol, basquete, vôlei, handebol, futsal, badminton, tênis, frisbee e outras), por meio de jogos pré-desportivos. 
- 13 a 16 anos: 40 vagas; 3ª e 5ª feira, período da tarde, 14 às 17 horas; 
  - Aperfeiçoamento em modalidades esportivas (como futebol de campo, basquete, vôlei, handebol, futsal, ultimate frisbee, rúgbi, badminton e outras) escolhidas em conjunto pelos próprios adolescentes a cada semestre. 
Inscrições: as inscrições poderão ser feitas durante todo o ano, aqui pelo site. Basta preencher a ficha de inscrição clicando aqui.
Os inscritos serão chamados nos períodos de análise e admissão de novas crianças e adolescentes (a princípio nos finais de semestre para início no semestre seguinte), respeitando-se os critérios pré-estabelecidos: disponibilidade de vagas para a idade e período; 50% de vagas para comunidade USP e 50% para comunidade externa; diversidade de perfil socioeconômico; democratizar as oportunidades de acesso às atividades e projetos esportivos.

FORMAÇÃO DE JOVENS NO ESPORTE
O que é? Oferecido desde 2014, o Projeto possibilita aos jovens a atuação supervisionada com mediação esportiva em eventos organizados pelo Prodhe, por outros setores do CEPEUSP e por parceiros. Os jovens recebem um auxílio financeiro para custear transporte e lanche.
Objetivo: o Projeto de Formação de Jovens no Esporte tem como objetivo ampliar a visão, as práticas, os conhecimentos e as perspectivas em relação ao esporte de jovens de 14 a 18 anos.
Turma: turma única de 40 jovens, com encontros quinzenais às 4as feiras, das 14 às 17 horas e atuações em eventos esportivos nos finais de semana, em sua maioria aos sábados.
Inscrições: anualmente, entre fevereiro e março. Se você quiser receber informações sobre o próximo período de inscrição, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas