O PRODHE

A criação do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – PRODHE em novembro de 2009, surgiu a partir da experiência de 14 anos do PET – Projeto Esporte Talento no desenvolvimento da tecnologia social em educação pelo esporte junto ao Programa Educação pelo Esporte / Instituto Ayrton Senna – PEE / IAS (Programa Educação pelo Esporte/Instituto Ayrton Senna).

Nossas metas
* Construir, sistematizar, disseminar e comunicar continuamente o patrimônio de idéias e práticas sobre o fenômeno esportivo, a fim de gerar novas iniciativas e contribuir para a melhoria de iniciativas existentes em prol do esporte como meio de desenvolvimento humano.
* Mobilizar pessoas e instituições para que a temática do Desenvolvimento Humano pelo Esporte esteja na pauta dos grandes debates sobre o esporte nacional e internacional de maneira séria, aprofundada e crítica.

Nossos princípios
* Esporte como fenômeno sócio-cultural de natureza educativa.
* Visão e tratamento interdisciplinar do fenômeno esportivo.
* Esporte infanto-juvenil desenvolvido na perspectiva da formação esportiva a longo prazo.
* Processo competitivo inerente à formação esportiva e essencialmente educativo.

Nossas linhas estratégicas

* Atendimento direto de 120 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos.
* Produção e sistematização de conhecimentos sobre Esporte para o Desenvolvimento Humano.
* Disseminação e Comunicação de ideias e práticas sobre Esporte para o Desenvolvimento Humano.

Atendimento
O PRODHE atende como beneficiários diretos 120 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos, que participam de atividades regulares de iniciação e formação esportiva.
As atividades são desenvolvidas de manhã ou à tarde, às segundas, terças e quintas-feiras, em quatro grupos etários: 8 a 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos, 15 a 18 anos.

Formação profissional e produção de conhecimentos
A formação de profissionais tem sido um dos pontos fortes do programa, qualificando pessoas para atuarem em clubes, programas de formação esportiva e ONGs, a partir do processo de formação continuada oferecida a todos os educadores durante a sua permanência do PRODHE. 
Além da qualificação dos profissionais que atuam no PRODHE, realizamos também ações externas de formação de educadores e gestores de projetos e programas esportivos
A práxis, este diálogo produtivo e criativo entre teoria e prática, também é a base para a construção e difusão de conhecimentos por meio de estudos e pesquisas aplicadas, publicação de textos, artigos científicos, livros, entre outros.

Disseminação e comunicação
Apoiando-se na nossa identidade formativa e nos vínculos institucionais construídos ao longo de 15 anos de trabalho, o PRODHE visa agir de maneira pró-ativa na disseminação e comunicação dos conhecimentos, idéias e práticas sobre o Esporte para o Desenvolvimento Humano, investindo na difusão de saberes de maneira qualificada a partir das seguintes ações:

* Exploração de meios comunicação virtual e redes de relacionamento, como o Flickr e o Facebook.
* Organização de eventos esportivos para crianças e jovens.
* Cursos de educação à distância.
* Organização de Seminários.
* Participação em conferências e eventos científicos.
* Palestras e oficinas.

Um comentário:

  1. Por favor, qual o telefone de contato do Pro DHE para conhecer o trabalho na área de "Consultoria, assessoria e formação continuada para educadores, gestores e instituições"?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas