O PRODHE

O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) é oriundo da parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna que se firmou em maio de 1995. A partir de 2009, tornou-se um programa mantido pela Universidade de São Paulo por meio do Centro de Práticas Esportivas da USP. 
O PRODHE busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas e esportivas, possam promover o desenvolvimento humano e a cultura esportiva. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social e um hábito ao longo da vida. 
Em seus projetos de atendimento regular oferece 180 vagas para crianças e adolescentes de 05 e 06 anos e de 09 a 18 anos de idade.

Fundamentos do Programa:
- O Desenvolvimento Humano;
- O Desenvolvimento Ativo ao Longo da Vida;
- A concepção de Letramento Corporal;
- O Brincar;
- O Esporte.

A prática pedagógica do Programa insere os participantes nas atividades, propiciando a vivência a partir dos seguintes elementos críticos: Ludicidade; Lógica da atividade; Excelência da experiência; Comunidade de Prática; Eventos.

Observação: os textos sobre os fundamentos e a prática pedagógica do PRODHE encontram-se disponíveis para download no site do CEPEUSP (clique aqui).

Ações de Sistematização, Disseminação e Comunicação
O Prodhe realiza diversas ações para construir e compartilhar conhecimentos a partir de um diálogo constante entre teoria e prática pedagógica (práxis). E esse processo tem como objetivo contribuir de maneira consistente com a formação diversificada de pessoas e instituições no campo das atividades físicas e esportivas.
O Prodhe atua de maneira proativa na disseminação e comunicação dos conhecimentos, ideias e práticas sobre o Esporte para o Desenvolvimento Humano, investindo na difusão de saberes de maneira qualificada a partir das seguintes ações: Organização de eventos esportivos para crianças e jovens; Cursos de difusão; Organização de Seminários e Congressos; Participação em eventos acadêmicos; Palestras e oficinas; Acompanhamento pedagógico de projetos esportivos; Uso das mídias sociais (blog, facebook, flickr); Publicações.Se você quiser receber informações sobre as próximas ações, clique aqui. Confira informações e fotos de algumas ações na Galeria de Fotos/Imagens no site do CEPEUSP (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas