quarta-feira, 12 de maio de 2010

VI Encontro de Professores de Escolas de Esportes de São Paulo 2010

No dia 10 de abril de 2010, a equipe do PRODHE esteve presente no “VI Encontro de Professores de Escolas de Esportes de São Paulo 2010” realizado no Colégio da Polícia Militar. O encontro contou com a participação de representantes de vários clubes da cidade e teve como objetivo principal compartilhar experiências vividas nas diferentes instituições envolvidas através da sugestão de atividades e discussões acerca de suas possibilidades de aplicação.


As atividades foram agrupadas em 5 salas abordando diferentes temáticas: habilidades motoras básicas (3-4 anos), combinações de habilidades motoras (5-6 anos), colônia de férias, grandes jogos de iniciação esportiva para 7-9 anos e jogos relacionados com os fundamentos das modalidades coletivas para 10-12 anos. Os educadores do PRODHE puderam acompanhar as atividades de 3 das 5 salas realizadas, sendo estas relacionadas as temáticas combinações de habilidades motoras (5-6 anos), grandes jogos de iniciação esportiva para 7-9 anos e jogos relacionados com os fundamentos das modalidades coletivas para 10-12 anos.

Todas as atividades realizadas em cada sala foram registradas e futuramente irão compor um DVD que será disponibilizado aos coordenadores de cada instituição participante.


Relato de Experiência

Este relato tem como objetivo fornecer experiências para que outras pessoas possam participar do VI Encontro de Professores das Escolas de Esporte, que em sua última edição aconteceu na Escola da polícia Militar na Zona Norte de São Paulo.

O Encontro de estudantes e professores de Educação Física foi uma experiência grandiosa, pois o objetivo do encontro era a “troca de experiências” entre professores e alunos, ou seja, atividades e jogos desenvolvidos pelos mesmos para o aprendizado das crianças.

Essa troca de experiência irá nos ajudar com relação ao planejamento das atividades oferecidas pelo Projeto Esporte Talento/PRODHE, que atende crianças de 8 a 18 anos. Esse encontro trouxe muitas atividades e jogos que não utilizávamos como estratégia no projeto, com isso poderemos utilizar esses conhecimentos para a aplicação direta no mesmo.

As salas de trocas de experiência que eu pude participar foram “Grandes jogos de iniciação esportiva (7 – 9 anos)” e “Jogos relacionados com os fundamentos das modalidades (10 – 12 anos)”. Nas duas salas eu pude contribuir com as atividades, pois levamos(Eduardo e Renata) duas atividades, uma para cada sala. Na primeira sala (10 – 12 anos), a atividade foi a queimada quadra cheia que tem como objetivo trabalhar alguns fundamentos das modalidades esportivas. Já na segunda sala (5 – 7 anos), a atividade foi a corrida pô – (puxa – puxa) e (tapa – tapa) que trabalha a questão do deslocamento, trabalha com a força, mudança de estratégias.

Tive a oportunidade de vivenciar outras experiências trazidas por meus colegas. Sendo que uma em especial me chamou a atenção, que foi o “jogo dos dados”, que visava a introdução de fundamentos das modalidades esportivas, com o uso de 3 dados adaptados, sendo que o grupo foi dividido em dois, cada grupo na linha de fundo de uma quadra poliesportiva. O mediador ficava com um dado e cada grupo também ficava com um dado. O único dado diferente era do mediador, numerado de 1 à 3, sendo as números: 1-basquete; 2-handball e 3-futsal. O mediador jogava o dado e era escolhido a modalidade, em seguida cada equipe jogava seu dado (1 a 6) e o resultado era a quantidade de participantes que iria sair para disputar o ponto. Por exemplo, o mediador jogava o dado e o resultado era o número 1-basquete, em seguida o 1º grupo jogava seu dado e o resultado seria o número de pessoas que iriam disputar a bola, o 2º grupo faria o mesmo.

Esse jogo me chamou a atenção, pois o mediador poderia jogar o dado uma segunda vez durante a execução do jogo e as equipes teriam que criar estratégias para a mudança de modalidade, muito interessante para trabalharmos com a iniciação das modalidades esportivas.

Essa experiência foi muito importante, pois irei contribuir para a programação das atividades e estratégias realizadas no Projeto Esporte Talento/PRODHE, pois as atividades serão úteis para essas programações. Também não poderia terminar esse relato sem falar sobre as contribuições que esse “curso” (Acredito que posso dizer que foi um curso, pois aprendi muito.) proporcionou em minha vida profissional. Espero que esse relato possa despertar em outros educandos a “vontade” de participar dessas trocas de experiência e acrescentar um vasto conhecimento para sua vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas