quarta-feira, 6 de outubro de 2010

OLIPET AGITOU OS FINAIS DE SEMANA DE SETEMBRO NO CEPEUSP!!!


Ocorreu durante 3 finais de semana de setembro a 12ª edição da OLIPET – Olimpíadas do Projeto Esporte Talento. 18 instituições participaram do processo de construção coletiva do evento e definiram o formato da edição de 2010. Contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.
Com o tema “Esporte e desenvolvimento humano” – alinhado com outros 2 eventos organizados pelo PRODHE, a Semana da Criança e do adolescente e o Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes – foi desenvolvido um formato de competição específico para cada faixa etária, seguindo as diretrizes do PRODHE de formação esportiva em longo prazo. 


O IDE – índice de desenvolvimento esportivo – foi marca registrada em todos os grupos. A ideia do IDE é medir e expressar o quanto cada indíviduo/grupo/equipe está desenvolvido na sua relação com o esporte. O IDE foi composto por critérios relacionados a cada faixa etária e/ou às diferentes modalidades e contou com a ajuda dos educandos. 
Em cada grupo, mediadores atuaram a fim de potencializar a participação do educando no evento e voltar a atenção dos educandos para a relação da competição com o desenvolvimento humano. 
Sábado, dia 11, foi destinado para aos adolescentes do GIV, de 15 a 18 anos. Eles participaram de torneios de streetball e futebol de rua e completaram os critérios que compunham o IDE de cada modalidade. Depois fizeram uma avaliação do seu IDE individual e participaram de uma roda de conversa sobre o tema. 
No domingo, dia 12, foi a vez das crianças de 11 e 12 anos, do GII. Divididas em equipes de aproximadamente 10 educandos, as crianças participaram de jogos adaptados de basquete, dodgebol, futebol, handebol, peteca e vôlei. Cada equipe possuía um mapa de jogos que os ajudava a deslocar e chegar nos locais de cada jogo. Cada criança tinha seu IDE individual e cada modalidade previa um IDE máximo que poderia estar em quadra. Os resultados de cada jogo (vitória,empate e derrota) eram colocados no “Quadro geral de resultados” pelos capitães da equipe, favorecendo um olhar geral das crianças da sua participação no evento. 
No sábado seguinte, dia 18, aconteceu o evento para o GI, com crianças de 08 a 10 anos. Elas participaram de um circuito de atividades, compondo as  “Estações do Desenvolvimento Humano”, com estímulos às competências dos divididas entre os “4 pilares da educação”. 
No domingo, dia 19, foram realizados os torneios de handebol, vôlei e streetball dos adolescentes do GIII, de 13 e 14 anos. O mesmo grupo, no dia 25 e último dia da OLIPET, participou dos torneios de futebol e futsal. O IDE individual foi utilizado para compor as equipes em cada torneio, já que cada modalidade previa um IDE máximo possível em quadra por vez. Em alguns casos, o IDE coletivo estabeleceu parte dos confrontos, tentando garantir jogos equilibrados para todas as equipes. 
Se você tiver interesse em conhecer de forma mais profundamente a OLIPET e a visão do PRODHE sobre competição infanto-juvenil, clique no título desta postagem.

Um comentário:

  1. OLIPET foi uma otima experiência, pretendo participar das próximas! Minha participação como mediador do GIV e GI me ajudou muito no trabalho com minhas turmas no programa! Obrigado a todos.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas