Na
semana, de 4 a
9 de novembro aconteceu a 3ª Eapa do Festival Ruas de Esporte. Dezenove
oficinas foram propostas para ampliar o conhecimento esportivo dos
participantes e para relacionar este conhecimento com a possibilidade de
práticas em espaços públicos. Aproximadamente
300 pessoas compareceram ao longo da semana, entre jovens e educadores do CRAS
Butantã (Centro de Referência de Assistência Social), monitores da Fundação
Julita, estudantes universitários, alunos e educadores dos cursos do CEPEUSP,
educandos e familiares do Projeto Esporte Talento, alunos da Escola de
Aplicação etc. Se
você ficou curioso e não pode participar, dê uma olhada na programação e
aproveite para pesquisar, conhecer e propor novos jogos. Acesse também os links
no facebook: ski na social, speed Brasil.
Como em toda competição esportiva, o encerramento dos jogos, a celebração entre as equipes e a premiação dos competidores são momentos bastante esperados na OLIPET. A cada edição, o esforço e o empenho dos jogadores são recompensados com a entrega de uma lembrança especial, que busca incentivar hábitos saudáveis.
Neste ano, todas as crianças e jovens receberam um pedômetro, equipamento que faz a contagem de quantos passos você dá durante o dia, oferecendo uma medida concreta do nível de atividade física. O pedômetro estimula as pessoas a manterem níveis adequados de atividade física no cotidiano e a desafiarem-se com novas metas, melhorando suas marcas pessoais. Além desta lembrança, as equipes com melhor classificação dos grupos III e IV receberam as tão desejadas medalhas. E, ao final da cerimônia: pose para as fotos! Confira as fotos!
As últimas competições da OLIPET aconteceram nos dias 28 e 29 de setembro.
No sábado (28) foi a vez das crianças de 11 e 12 anos (Grupo II) que participaram de um circuito de 6 jogos pré-desportivos: voleibol, basquetebol, handebol, futebol, flag e ultimate frisbee. Para valorizar a diversidade de experiências esportivas nesta idade as equipes participantes do torneio competiram em todas as modalidades. Embora não muito comuns para as crianças, o flage o ultimate frisbee fizeram parte do programa do evento com objetivo de apresentar diferentes modalidades e o resultado foi o esperado: elas se divertiram muito durante os jogos.
No domingo, último dia do evento, aconteceram os torneios de handebol e streetballdo Grupo IV (15 e 16 anos) com disputas bastante acirradas. Os jogos das duas modalidades eram simultâneos e as equipes também eram responsáveis pela organização dos jogadores que os representariam nos torneios.
E assim, com muito suor e alegria, encerramos mais uma OLIPET com o desejo de que tenha sido uma experiência competitiva marcante na vida de crianças, jovens e educadores que estiveram presentes, nutrindo ainda mais o desejo de se engajarem com práticas esportivas ao longo de suas vidas.