Estiveram presentes 35 pessoas, representando 22 instituições diferentes: PRODHE, Fundação Gol de Letra, Fundação CASA, Instituto Passe de Mágica, Instituto Barrichello Kanaan, Programa Einstein – PELEC, CAPS AD Embu das Artes, CEU Caminho do Mar, Projeto Âncora, Núcleo Cristão Cidadania e Vida, Projeto Viver, CEU Uirapuru, Fundação EPROCAD, Bradesco Esportes e Educação, Instituto Engevix, Federação Paulista de Disco, ACM CDC Mutinga, ACM CDC Carapicuíba, Fundação Julita, União dos Moradores do Jd. Panorama, Instituto Sou da Paz, Colmeia.
As características das instituições são diversas, bem como os interesses. A participação em edições anteriores do evento também varia, com instituições tendo contato pela primeira vez e com instituições que já participaram algumas vezes.
Abaixo segue um resumo dos encaminhamentos e da pauta do próximo encontro, que será no dia 13 de abril, 08h30, no CEPEUSP (caso queiram acessar o relato completo do encontro, favor nos solicitar):
Encaminhamentos:
- Colocar, discutir, no planejamento da instituição os três pontos: instrumentos de avaliação/acompanhamento, envolvimento dos familiares e participação dos jovens.
- Cronograma de encontros presenciais (sempre às 4as feiras, às 08h30): 13/04, 11/05, 08/06 e 29/06 (Congresso Técnico).
- Comunicação Virtual: e-mail como carro chefe (e-group) e o blog como complemento e sistematização do que se discutir nos e-mails. Usar, a princípio, o blog do PRODHE. E no próximo reunião avaliar o funcionamento.
- Ter um curso de formação que dê conta da dinâmica do evento para afinar os educandos e os educadores. Lembrar que as discussões nas instituições são essenciais, pois um curso não dará conta se os participantes não compreenderem antes o que foi construído.
– Experimentar algumas coisas entre as instituições: fazer amistosos para testar instrumentos, ver quais instituições são próximas e podem fazer coisas juntas, convidar outras instituições para atividades e já articular questões.
Próxima reunião:
· Continuidade da discussão dos três temas: o que foi discutido em cada instituição. Definir com mais clareza algumas estratégias;
· Avaliação da comunicação virtual;
· IDE: que competências estão sendo estimuladas no dia-a-dia? Compartilhar IDE de 2010 e trabalho do Gerson para aprofundar discussão.
· Cada instituição se posicionar em relação ao compromisso com a formação dos educadores, à possibilidade de educadores atuarem como mediadores em outros grupos dos quais a instituição não participar e a inscrever-se somente nos grupos em que realmente tiver o número suficiente de crianças ou adolescentes para jogar.
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