Veja o resumo do 2o encontro, realizado no dia 13 de abril, no CEPEUSP.
O nosso encontro teve a seguinte pauta:
1. Festival Ruas de Esporte: foi apresentado esse evento também organizado pelo PRODHE e que ocorrerá em maio e novembro. Algumas instituições mostraram interesse em participar das etapas. Para mais informações o PRODHE está à disposição para contatos. Veja mais informações no blog.
2. Listas: passamos a lista de presença no encontro com e-mail a ser incluído no grupo eletrônico; a lista de cadastro para aqueles que vieram pela primeira vez à reunião; a lista de confirmação do interesse na participação nos jogos/grupos; a lista de disponibilidade para apresentações culturais para a abertura das etapas da Olipet. Caso você queira ter acesso a essas listas para complementar alguma informação, entre em contato conosco.
3. O que foi discutido em cada instituição/espaço entre o encontro de março e o de abril?
i. Os representantes das instituições levaram as discussões e encaminhamentos do encontro de março e a maioria trouxe um retorno bem produtivo. Isso é fundamental para o desenvolvimento do evento.
a. Foi possível assumir o compromisso quanto à formação dos educadores – inclusive daqueles que não estão participando das reuniões – e o compromisso em disponibilizar educadores para atuarem como mediadores em outros grupos.
b. Algumas instituições trouxeram experiências e propostas sobre os temas. Exemplos: o PELEC apresentou a experiência de mandar aos responsáveis dos educandos questões sobre as brincadeiras que gostavam na infância e as que fazem atualmente com seus filhos. O Instituto PROF falou da avaliação das atividades cotidianas e de saída para eventos que os educandos fazem, falando se gostaram ou não. O Instituto Barrichello Kanaan e o Instituto Passe de Mágica assumiram o compromisso de propor e formar familiares como mediadores no evento anual que realizam, a Maratona. O CEU Uirapuru assumiu o compromisso de no mínimo viabilizar que alguns familiares acompanhem os educandos na Olipet. O Projeto Viver falou sobre o processo de avaliação do “Aluno do Mês”. A Federação Paulista de Disco citou o instrumento de avaliação pós-jogo, que é uma prática diferenciada quando pensamos o esporte de rendimento. A Associação Eremin citou o curso que realiza de Recreação e Lazer para jovens. A Fundação Julita trouxe uma proposta de articular com a Federação de Disco uma clínica para educadores para disseminar a modalidade.
4. O que foi discutido virtualmente no período entre os encontros?
i. A discussão virtual foi pouca. Foi mostrado como esse meio poderá tornar a discussão mais rica e dinâmica. Os presentes se comprometeram a alimentar mais esse meio – através do grupo eletrônico e do blog - e o PRODHE ficou responsável pela sistematização das idéias e propostas.
ii. No blog será criada uma página específica para a construção coletiva da Olipet (a página estará citada no lado direito do blog) e qualquer comentário é valido.
iii. Os e-mails de todos os interessados serão adicionados diretamente no grupo eletrônico para que seu uso seja iniciado de maneira imediata.
5. Temas/desafios da Olipet 2011:
i. Foram formados grupos de 4 a 5 pessoas para pensar propostas sobre os 3 temas: envolvimento dos familiares, participação dos jovens e acompanhamento/avaliação do desenvolvimento esportivo. As propostas seguem em anexo e também estarão disponíveis no blog. A ideia é testarmos essas propostas, criarmos outras e fazermos uma discussão no próximo encontro, já definindo as propostas mais adequadas às características da Olipet;
ii. Vale lembrar que muitas propostas interessantes também estão citadas nas discussões internas das instituições (exemplos citados no item 3 desse resumo) e podem ser aproveitadas ou articuladas por todos nós;
iii. O PRODHE também deixará algumas de suas experiências atuais no tema e outras propostas no blog.
6. Próximos encontros:
i. 11/05 – 3º encontro:
a. Compartilhar o que foi experimentado, tanto o que surgiu no 2º encontro (abril) como outras eventuais propostas das instituições (compartilhar sempre com o grupo via meios eletrônicos para formar um banco de propostas e facilitar a realização do 3º encontro).
ii. 08/06 – 4º encontro:
a. Definir formatos, dinâmicas, regulamentos de cada grupo.
b. Definir “slogan” do evento, brinde/premiação, lanche.
c. Pré-inscrição.
iii. 29/06 – Congresso Técnico:
a. Confirmação das inscrições e definição dos participantes.
b. Encaminhamentos do complemento de formação dos educadores/jovens: curso de mediação.
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