No dia 11 de fevereiro, em encontro realizado no CEPEUSP, as instituições organizadoras (Associação Esporte Solidário, Centro Paula Souza, Diretoria Regional de Educação do Butantã, Projeto Quixote e PRODHE) receberam representantes do CCA Sinhazinha Meirelles, Secretaria Municipal de Esporte, CEU Butantã, NURI/CEPEUSP, Escola de Educação Física e Esporte da USP, além da coach Sandra Santos e os jovens Mariane e Gabriel.
O Encontro teve como objetivos:
- Compartilhar o calendário de eventos e otimizar a relação inter-instituições.
- Integrar, articular e complementar as diversas ações de formação de jovens para atuação em eventos esportivos como meio de valorizar essa experiência e ampliar as possibilidades no mercado de trabalho.
Os encaminhamentos deste encontro, para os quais fica aberto o convite a um engajamento de todos os interessados, foram:
- Compartilhamento da agenda eletrônica para cadastramento de mais eventos e de um amplo acompanhamento.
- Realização de encontros presenciais mensais para articular ações e buscar soluções para diversas questões relativas à formação dos jovens no esporte.
- Criação de um grupo no Facebook para divulgação das ações.
- Criação e compartilhamento de uma agenda de contatos das instituições presentes e interessados. Os contatos podem ser cadastrados aqui.
Pontos de destaque debatidos:
- Outras oportunidades de envolvimento do jovem com o esporte além de praticantes como, por exemplo, na organização esportiva (organização de eventos ou gestão de espaços, mediando a relação dos usuários entre si e dos mesmos com os espaços e as possibilidades de utilização).
- Uma possibilidade de ampliação das perspectivas para o jovem é relacionar o esporte a outras áreas como nutrição, administração, medicina, fisioterapia, jornalismo etc.
- A organização financeira, o marketing pessoal, o empreendedorismo, as regras de modalidades esportivas, a mediação e o diálogo são conteúdos que podem ser atrelados ao esporte e compor a formação de jovens. Conhecer os vários contextos esportivos, adquirir diferentes vivências e conhecer a legislação, as formas de participação e apropriação dos/nos espaços também são conteúdos que devem estar presentes ao longo do processo formativo dos jovens.
- Algumas abordagens pedagógicas do esporte facilitam a ampliação de conteúdos e papéis que crianças e adolescentes podem vivenciar no esporte, como por exemplo, o Sport Education.
- É importante envolver o jovem em todas as etapas de um evento esportivo (planejamento, organização, realização) para ampliar suas oportunidades de formação.
- Conhecer os projetos e programas formativos dos parceiros e utilizar esses potenciais nos eventos esportivos. Por exemplo, um projeto que capacita jovens em comunicação pode atuar no registro e cobertura jornalística de um evento.
- Eventos competitivos devem ser planejados considerando: diversidade, poder de escolha, espaços mais informais, competição menos formal e inclusiva.
Se você ficou interessado em acompanhar a agenda de eventos ou participar dos encontros, entre em contato com prodhe@usp.br / 3091-3592.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião