28 pessoas representando 18 instituições da região metropolitana de São Paulo estiveram presentes no CEPEUSP para definir as propostas básicas de estrutura, dinâmica, estratégias possibilidades e oportunidades de três eventos: “XII Olimpíadas do Projeto Esporte Talento”, “IV Semana da Criança e do Adolescente” e “VII Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes”.
Após um mês e meio de discussões virtuais (através do site http://criancaseadolescentes.ning.com) sobre o tema “Esporte e Desenvolvimento Humano” e de alguns textos que o abordam direta ou indiretamente (envolvendo conceitos como: Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Felicidade Interna Bruta, Cidades Educadoras, a pesquisa Brasil ponto a ponto do PNUD, a Carta dos Direitos da Criança no Esporte, o Estatuto da Criança e do Adolescente, etc), o grupo pode definir questões práticas dos eventos de forma coerente e efetivamente estimuladoras do tema proposto.
A pauta e os encaminhamentos do encontro do dia 04 de agosto foram:
1) Esclarecimentos:
a. sobre o Curso de Educação à Distância oferecido pelo PRODHE e Instituto Ayrton Senna e sua relação com os eventos, principalmente o momento presencial do dia 28/08 (sábado, das 08h30 às 17 horas), que contribuirá para a formação dos mediadores que atuaram na XII Olipet;
b. sobre o VII Seminário: que foi idealizado concomitantemente com a realização de um Congresso envolvendo parceiros (CEPEUSP, IAS, SESC), mas que está sendo redimensionado. Nesse sentido, o CEU Uirapuru foi oferecido como um local possível para a realização do evento. O encaminhamento foi de pensar e elaborar relatos para Rodas de Diálogo focadas no esporte ao longo da vida, abordando a infância, adolescência, vida adulta e 3ª idade;
2) Resumo dos Fóruns do ning / Levantamento de propostas para Semana, Olipet, Seminário: as discussões no meio virtual foram abaixo do potencial de experiências do grupo de instituições, mas vale a pena consultar e refletir sobre os comentários postados. Poucas pessoas viram as propostas práticas lançadas pela equipe do PRODHE. Em linhas gerais, as propostas foram:
a. IV Semana da Criança e do Adolescente:
i. Oficinas como oportunidades de mobilização local e de outras instituições para o tema;
ii. Oficinas integrantes da Olipet: 2ª etapa do G IV; 2ª parte do G III;
iii. Oficinas que abordem os temas/textos referenciais, por exemplo, oficina sobre a “Carta dos Direitos da Criança no Esporte”, sobre a relação Esporte e Cidade Educadora, sobre o Índice de Desenvolvimento no Esporte, sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente;
iv. Oficinas elaboradas a partir da participação no Curso de Educação à Distância;
b. XII OLIPET:
i. Slogan: algumas sugestões, “Competindo a gente se desenvolve”; “Sabendo competir a gente se desenvolve”; “Competindo e cooperando a gente se desenvolve”. O encaminhamento foi criar um fórum no ning para novas ideias e fecharmos no Congresso Técnico, dia 11/08;
ii. Propostas para G I (nascidos em 2001 e 2000):
Circuito de jogos e brincadeiras, onde cada criança escolherá de qual atividade participará e a ordem de realização, tendo como instrumento de acompanhamento e avaliação o “Passaporte da Diversão”, a meta será realizar todas as atividades;
Cada instituição participante se responsabilizará por uma das atividades do evento, compondo as “Estações do Desenvolvimento no Esporte”;
Instituições serão responsáveis pela escolha, elaboração, aplicação dos jogos, organização do espaço da atividade, definição dos materiais e possível uso do espaço para o desenvolvimento da temática;
Foco da atividade em um dos quatro pilares (SER, FAZER, CONHECER, CONVIVER) e sua relação com o DH, sendo duas atividades por pilar.
Mediação realizada pelos educadores e/ou educandos das instituições que estão promovendo a atividade. Possibilidade de educandos participando diretamente dos jogos e outros envolvidos no desenvolvimento da “Estação”;
iii. Propostas para G II (nascidos em 1999 e 1998):
Circuito de 6 jogos pré-desportivos;
Escolha das modalidades para o evento será realizada pelos educandos das instituições participantes;
Cada equipe deverá escolher um capitão, que será o responsável por representá-la nas negociações com as demais;
Os jogos serão realizados em espaços poliesportivos no sistema de triangular, tendo um Mediador esportivo por espaço, cuja função será fazer a arbitragem de forma educativa e orientar os participantes sempre que necessário;
Cada espaço terá um Monitor esportivo (jovens participantes de instituições interessadas nessa possibilidade) que auxiliará as equipes nas trocas dos espaços de jogo, no uso dos instrumentos, lanche e informações gerais;
As equipes receberão um “Mapa dos Jogos”, no qual estará indicado o local de cada jogo, as equipes adversárias e a modalidade a ser realizada. No mapa também haverá um espaço para o registro da avaliação do seu desempenho, relacionada à temática do evento;
Utilização do IDE – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO para cada educando, definido pelas competências para competir. IDE como forma de promover condições mais igualitárias de jogo e como promotor de escolhas estratégicas nos jogos: limite de somatória de IDEs em cada jogo.
iv. Propostas para G III (nascidos em 1997, 1996 e no máximo 30% dos inscritos 1995):
Torneios de modalidades esportivas;
Índice de Desenvolvimento Esportivo – IDE:
a. Individual: para cada educando/jogador, composto por competências individuais; oportunidades de desenvolvimento; condições institucionais;
b. Coletivo: considerando a equipe como um todo;
IDE como forma de promover condições mais igualitárias de jogo e como promotor de escolhas estratégicas nos jogos: limite de somatória de IDEs em quadra/campo ou jogos definidos pelo IDE coletivo;
Alguns torneios com pergunta norteadora ao final (foco no Desenvolvimento Humano) para equipes e Roda Final para compartilhar as respostas. Oficina durante a Semana da Criança e do Adolescente para continuidade da discussão das respostas à pergunta norteadora, determinando o resultado final de cada torneio. Presença de pelo menos um educando de cada equipe na oficina. Resultado final composto por desempenho no jogo e avaliação das respostas à pergunta norteadora. Avaliação feita por uma comissão formada por um representante de cada equipe participante, que poderá ser o próprio educador/técnico da equipe.
v. Propostas para G IV (nascidos em 1995, 1994, 1993 e 1992):
Construção coletiva das Etapas. Representantes de cada instituição (educadores e educandos) para discutir a proposta;
1ª etapa 11/09, no CEPEUSP:
“Estações de Promoção do DHE”: torneios de modalidades esportivas; sem arbitragem; mediador esportivo; compor o IDE a partir dos resultados dos jogos (foco no individual) instrumentos; rodas parciais e/ou no final pra problematizar a questão do DHE;
2ª etapa (outubro):
Ação comunitária educadora (oficina); vinculada à Semana da criança e do adolescente; continuação da composição do IDE (agora com foco na atuação social); Rodas - momento para problematizar/dialogar sobre estes novos elementos do IDE (prever orientações no regulamento); quantificar o número de oficinas e pessoas mobilizadas; vários espaços simultaneamente;
3ª etapa (novembro):
Repete as práticas esportivas da 1ª etapa ou mescla com algumas novas; CEPEUSP ou fora; “Versão mais completa do IDE” (elementos do 1º, 2º e outros); Quadro do DHE (para todas as etapas); resultados dos jogos; soma dos índices.
3) Argumentações sobre as propostas e relação com tema “Esporte e Desenvolvimento Humano”:
a. Tema Desenvolvimento Humano: uso dos 4 pilares para orientar atividades no G I; uso de competências para formar o Índice de Desenvolvimento no Esporte – IDE, com adequações e complexidades variadas nos grupos G II, G III e G IV; uso do IDE inspirado no IDH, FIB, etc, aproximando linguagem e abrindo perspectivas para melhor compreender o impacto do esporte no Desenvolvimento Humano; valorização de aprendizagens antes, durante e após o evento;
b. Tema Cidades Educadoras: presente na linguagem: Passaporte, Estações, Mapa; valorização do papel de diversos atores do evento esportivo; manutenção e aperfeiçoamento de alguns aspectos relacionados ao Protagonismo presentes na edição anterior da Olipet;
4) Encaminhamentos da XII Olipet: ficha de pré-inscrição encaminhada por e-mail no dia 04 e com prazo de devolução até 09/08 para melhor organização do Congresso Técnico (11/08, 08h30, no CEPEUSP); no mesmo dia e horário do Congresso haverá um 1º encontro para a organização do G IV, devendo comparecer um jovem e/ou educador das instituições interessadas;
5) Encaminhamentos da IV Semana: ficha de inscrição de oficinas será encaminhada em breve; prazo de inscrição de oficinas até dia 15/09, quando será realizado um Encontro específico sobre a Semana da Criança e do Adolescente, 14 horas, no CEPEUSP;
6) Encaminhamentos do VII Seminário: prazo e formulário de inscrição de relatos a partir das definições sobre o evento. Relatos focados no esporte ao longo da vida (infância, adolescência, vida adulta e 3ª idade). Contato com CEU Uirapuru para analisar possibilidade de sediar o evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Assuntos
Atitudes cidadãs
Curso de difusão
encontro de formação
espaços públicos
Esporte e Desenvolvimento Humano
Festival Ruas de Esporte
Jogos Olímpicos
Mediação e Registro de Rodas de Diálogo
Mediação em Educação pelo Esporte
modalidades esportivas alternativas esporte hóquei cepeusp
Pedagogia do Esporte
PRODHE
Seminários
XI OLIPET
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião