terça-feira, 22 de setembro de 2009

1º ETAPA do GIV da XI OLIPET – JOGANDO PELA PAZ

Prevista para ocorrer em etapas organizadas pelas diferentes instituições participantes, a proposta geral para o Grupo IV (15-18 anos) da XI Olipet, preconiza o envolvimento direto e ativo dos jovens na elaboração e realização de cada uma delas. O objetivo é que eles passem a olhar e viver o esporte em diversas perspectivas e sejam agentes sociais articuladores / estimuladores de idéias e práticas de educação pelo esporte.





“COMEÇA O JOGO”!!
A 1ª Etapa deste grupo – para jovens de 15 a 18 anos – aconteceu sábado dia 12/09 no Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP). Participaram diretamente da competição esportiva 55 jovens de 6 instituições: Projeto Esporte Talento e Associação Esporte Solidário, organizadores desta etapa, PELEC Einstein, Sociedade Benfeitora Jaguaré, Secretaria Municipal de Esportes do Taboão da Serra e Projeto Viver.

Foram disputados jogos de futebol society e basquetebol, além da corrida de revezamento, em que cada equipe deveria percorrer 2.400 metros.

O QUE DIZ A REGRA…
Foram adotados alguns recursos pedagógicos para mediar, estimular as relações interpessoais e inter-equipes na competição esportiva:

- regras combinadas pelos jovens antes de cada jogo coletivo, tendo como referência o conhecimento que eles têm das regras das modalidades, o conhecimento e compreensão dos elementos da Cultura de Paz (cooperação, mútuo entendimento, confiança) e do Protagonismo Juvenil (compromisso, iniciativa, escolha);

- “reguladores não violentos” nas situações de conflito: conversa, conciliação, reconhecer o erro, fazer reparação;

- escolha pelos jovens da estratégia da corrida de revezamento, com cada um podendo percorrer o percurso de 100, 200, 300 ou 400m, desde que perfazendo um total de 2.400m.

- figura dos “Mediadores Esportivos” e “Mediador da Roda de Avaliação”, incentivando, auxiliando, provocando os jovens a colocarem em prática as idéias de Cultura de Paz e Protagonismo Juvenil num processo de reflexão de suas ações esportivas.

- instrumento de observação e avaliação das ações esportivas para auxiliar, facilitar o diálogo na roda final.

COMO FOI A ATUAÇÃO...?
O cenário estava preparado para os jovens participarem ativamente na competição esportiva, exercendo um papel realmente protagonista em várias situações, buscando orientar-se pelas idéias da Cultura de Paz.

As equipes chegaram muito empolgadas, num clima bastante festivo e descontraído. Em cada disputa, jogo, colocaram à prova habilidades, competências, atitudes, conhecimentos.
Um verdadeiro teste de fogo com “emoções à flor da pele”.
Isto é competição. Isto é esporte.
“Mas num sistema de disputa, numa dinâmica tão diferente?”
Isto é esporte para o desenvolvimento humano dos jovens. E também dos educadores.

Fica, porém, a pergunta: poderiam, jovens e educadores, terem aproveitado melhor as diferentes situações e papéis vividos nesta 1ª Etapa da Olipet do GIV? O que faltou para estimular, explorar mais todo potencial de habilidades, competências, conhecimentos de cada participante?

Dica dos educandos do grupo Petelecão do PET numa avaliação realizada na semana seguinte à 1ª Etapa: "se preparar melhor, não só física, técnica e taticamente, mas buscando conhecer e compreender as regras e elementos/dinâmicas dos jogos, da competição, apropriando-se e fazendo ótimo uso delas."



Confiram o “Quadro de Resultados dos Jogos e de Participação” da 1ª Etapa:



Um “Quadro de Desempenho Esportivo” também foi criado para ligar uma etapa à outra e agitar os jovens, motivando-os a se prepararem melhor, a se superarem e se aperfeiçoarem nas próximas etapas.

Também foram apresentadas as propostas de “Ação Comunitária” a serem desenvolvidas pelos jovens em local escolhido por eles, registrando-as das mais diversas formas possíveis. O intuito é estimular o protagonismo juvenil e servir de fonte, referência para outras ações futuras:

Projeto Viver – Gincana esportiva e vídeo clip;
Sociedade Benfeitora Jaguaré – Apresentação cultural;
PELEC Einstein – Dia de doação de sangue;
Projeto Esporte Talento – Levantamento de espaços esportivos públicos de uma comunidade.

O JOGO CONTINUA...

2ª Etapa: 10/10 em Taboão da Serra

3ª Etapa: 07/11 no Jaguaré

ATÉ LÁ E BOA PREPARAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas