Informações gerais discutidas nos Módulos específicos...
Características dos educandos do GIV (15 a 18 anos)
Outros elementos para subsidiar a problematização das questões da faixa etária:
- desafios (decisões) X dúvidas, incertezas: o sentido das coisas;
- apatia X proatividade (nível de repertório / competências para identificar o que e como fazer);
- predominância em ativar uma aprendizagem/competência de forma segmentada, unidimensional X domínios da aprendizagem integrados e complementares;
Espera-se que:
- sejam agentes protagonistas de suas relações e ações sociais (agente articulador, estimulador);
- assumam novos papéis e novas relações com o esporte (interesses, expectativas, potenciais, escolhas);
- tenham participação ativa e responsávelExige-se do Educador, Pais:
- uma justa adequação da mediação no trânsito entre as situações de dependência e independência, favorecendo o desenvolvimento nos jovens de um comportamento / postura interdependente.
Características dos educandos do G III (13 a 15 anos)
- pensamentos e ações críticas com coerência peculiar;
- interesses diversos e interação em grupos de afinidade;
- necessidade de serem co-responsabilizados;
- postura transita entre momentos de dependência e independência;
- linguagem verbal e física muitas vezes agressiva.
Características dos educandos do G II (11 a 12 anos)
- diferença acentuada quanto à habilidade motora;
- pouca tolerância ao erro do outro;
- objetivos diversos ao participar da competição: ganhar, aprender, participar, fazer amigos, divertir-se;
- as regras precisam ser cumpridas por todos, mas quando possível tenta burlá-la;
- gosto pela vitória e dificuldade em aceitar a derrota;
- facilidade de dispersão;
- frequência no uso de agressões verbais.
Características dos educandos do G I (08 a 10 anos)
- sempre dispostos a se movimentar, movidos à curiosidade;
- alegres, falantes, intensos, espontâneos;
- podem encontrar dificuldades em solucionar conflitos, agindo de forma ofensiva e agressiva.
- busca de identidade, auto-afirmação, necessidade de desenvolver sentimento de pertencimento;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião