“COMEÇA O JOGO”!!
A 1ª Etapa deste grupo – para jovens de 15 a 18 anos – aconteceu sábado dia 12/09 no Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP). Participaram diretamente da competição esportiva 55 jovens de 6 instituições: Projeto Esporte Talento e Associação Esporte Solidário, organizadores desta etapa, PELEC Einstein, Sociedade Benfeitora Jaguaré, Secretaria Municipal de Esportes do Taboão da Serra e Projeto Viver.Foram disputados jogos de futebol society e basquetebol, além da corrida de revezamento, em que cada equipe deveria percorrer 2.400 metros.
O QUE DIZ A REGRA…
Foram adotados alguns recursos pedagógicos para mediar, estimular as relações interpessoais e inter-equipes na competição esportiva:- regras combinadas pelos jovens antes de cada jogo coletivo, tendo como referência o conhecimento que eles têm das regras das modalidades, o conhecimento e compreensão dos elementos da Cultura de Paz (cooperação, mútuo entendimento, confiança) e do Protagonismo Juvenil (compromisso, iniciativa, escolha);
- “reguladores não violentos” nas situações de conflito: conversa, conciliação, reconhecer o erro, fazer reparação;
- escolha pelos jovens da estratégia da corrida de revezamento, com cada um podendo percorrer o percurso de 100, 200, 300 ou 400m, desde que perfazendo um total de 2.400m.
- figura dos “Mediadores Esportivos” e “Mediador da Roda de Avaliação”, incentivando, auxiliando, provocando os jovens a colocarem em prática as idéias de Cultura de Paz e Protagonismo Juvenil num processo de reflexão de suas ações esportivas.
- instrumento de observação e avaliação das ações esportivas para auxiliar, facilitar o diálogo na roda final.
COMO FOI A ATUAÇÃO...?
O cenário estava preparado para os jovens participarem ativamente na competição esportiva, exercendo um papel realmente protagonista em várias situações, buscando orientar-se pelas idéias da Cultura de Paz.As equipes chegaram muito empolgadas, num clima bastante festivo e descontraído. Em cada disputa, jogo, colocaram à prova habilidades, competências, atitudes, conhecimentos.
Um verdadeiro teste de fogo com “emoções à flor da pele”.
Isto é competição. Isto é esporte.
“Mas num sistema de disputa, numa dinâmica tão diferente?”
Isto é esporte para o desenvolvimento humano dos jovens. E também dos educadores.
Fica, porém, a pergunta: poderiam, jovens e educadores, terem aproveitado melhor as diferentes situações e papéis vividos nesta 1ª Etapa da Olipet do GIV? O que faltou para estimular, explorar mais todo potencial de habilidades, competências, conhecimentos de cada participante?
Dica dos educandos do grupo Petelecão do PET numa avaliação realizada na semana seguinte à 1ª Etapa: "se preparar melhor, não só física, técnica e taticamente, mas buscando conhecer e compreender as regras e elementos/dinâmicas dos jogos, da competição, apropriando-se e fazendo ótimo uso delas."
Confiram o “Quadro de Resultados dos Jogos e de Participação” da 1ª Etapa:
Um “Quadro de Desempenho Esportivo” também foi criado para ligar uma etapa à outra e agitar os jovens, motivando-os a se prepararem melhor, a se superarem e se aperfeiçoarem nas próximas etapas.
Também foram apresentadas as propostas de “Ação Comunitária” a serem desenvolvidas pelos jovens em local escolhido por eles, registrando-as das mais diversas formas possíveis. O intuito é estimular o protagonismo juvenil e servir de fonte, referência para outras ações futuras:
Projeto Viver – Gincana esportiva e vídeo clip;
Sociedade Benfeitora Jaguaré – Apresentação cultural;
PELEC Einstein – Dia de doação de sangue;
Projeto Esporte Talento – Levantamento de espaços esportivos públicos de uma comunidade.
O JOGO CONTINUA...
2ª Etapa: 10/10 em Taboão da Serra
3ª Etapa: 07/11 no Jaguaré
ATÉ LÁ E BOA PREPARAÇÃO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião