quinta-feira, 9 de julho de 2020

Conversa virtual sobre Educacão Física e Desporto em uma Comunidade de Aprendizagem: confira como foi!


No dia 20 de junho, a equipe do PRODHE, representada pelo educador Marcos Vinicius, participou da Mesa Virtual "O lugar da Educação Física e do Desporto em uma Comunidade de Aprendizagem", juntamente com o professor José Pacheco e os colegas João Paulo e Fósforo Quadros, numa iniciativa da Formação Aprender em Comunidade da Ecohabitare. O evento teve como objetivos: potencializar um olhar sobre a Educação Física em escolas onde não há aulas convencionais, não há turmas e não há muros, nem separação de áreas do conhecimento; e debruçar um olhar a outras maneiras de desenvolver o Desporto no e para além do ambiente escolar.
Os "inspiradores do diálogo" tiveram alguns minutos para compartilhar as suas experiências. A conversa envolveu perguntas via Chat e/ou diretas de alguns dos mais de 60 participantes, curiosos em saber sobre o funcionamento de uma educação escolar que muda o foco do ensinar para o aprender juntos, alunos e professores.

O professor José Pacheco, cofundador da Escola da Ponte (Portugal) e consultor para implantação de projetos semelhantes em várias escolas brasileiras, falou rapidamente sobre os princípios da escola: Solidariedade, Responsabilidade e Autonomia, ilustrando-os com uma história sobre a participação de alunos em um torneio escolar nacional de Voleibol de duplas. Sem o envolvimento de um professor específico de Educação Física, os jovens, sob tutoria do professor Pacheco, pesquisaram, treinaram, tomaram as decisões (inclusive de jogar em duplas mistas no torneio masculino) e jogaram, sendo uma dupla vice-campeã e outra semifinalista, com destaque para a constante tentativa de realizar os três toques nas jogadas, o que demonstrou os princípios da escola aplicados à prática do jogo. Também comentou que ainda não existem Comunidades de Aprendizagem, mas escolas em transição para esta abordagem educacional.


Os professores de Educação Física João Paulo (Escola Aberta de São Paulo) e Fósforo Quadros (Instituto Tiê) comentaram suas experiências na Escola Projeto Âncoracom destaque para a narrativa do Grupo de Responsabilidade de Educação Física, formado por jovens e tutores interessados em refletir, conversar e agir para cuidar das necessidades em relação ao movimento corporal. Uma das ações do grupo citadas foi a preparação e participação na OLIPET. João Paulo foi educando, estagiário e parceiro do Prodhe, sendo um exemplo da relação com Atividades Físicas e Esportivas ao longo da vida e o elo de articulação da conversa virtual ocorrida. Confira mais relatos  do professor Fósforo no interessantíssimo Trabalho de Conclusão de Curso "Relatos da ensinagem de Educacão Física", clique no título. 


O educador Marcos Vinicius contou rapidamente a história de 25 anos do Prodhe, exemplificando através de algumas ações como o programa estimula Vidas Ativas e a apropriação de Atividades Físicas e Esportivas como direito, hábito e valor social ao longo da vida em uma perspectiva de Desenvolvimento Humano. Como o programa tem uma vocação para articular  ações, pessoas e instituições, naturalmente cria uma "arquitetura" favorável ao surgimento de comunidades de aprendizagem e/ou comunidades de prática. Uma das ações citadas, a Olimpíadas do Projeto Esporte Talento - OLIPET, possibilita a formação esportiva de jovens, a formação dos educadores envolvidos e a disseminação da metodologia do Prodhe através da concepção e prática de uma competição esportiva infantojuvenil. Outro exemplo é a atual construção coletiva do Blog Desenvolvimento Ativo Familiar, um espaço colaborativo e interativo para jovens, adultos, idosos, familiares, educadores, bolsistas, professores compartilharem "fazeres", reflexões, experiências e informações para a descoberta de possibilidades de manutenção de Vidas Ativas neste momento de pandemia. Olhando para a concepção mais ampla e concreta de comunidade, os exemplos citados focaram na visibilidade de espaços públicos, de encontro, de diálogo  e ativos (corporal e politicamente): reforma da Quadra da Comunidade São Remo, acompanhamento do Futbol Callejero e Festival Ruas de Esporte.

Embora seja um programa que se relaciona com a educação não formal, a equipe do PRODHE reflete que suas ações também reforçam paradigmas centrados em uma visão integral, não fragmentada:
- somos corpo, aprendemos com nossos corpos, mente e corpo constituindo uma unidade;
- o brincar e o lúdico devem estar presentes ao longo de toda a vida;
- compreender o esporte como um todo e com foco no praticante, sem fragmentá-lo em suas diversas manifestações: educacional, para todos, alto rendimento. Quem joga decide o significado que o esporte tem ao longo de sua vida;
- as Atividades Físicas e Esportivas não são território exclusivo dos profissionais de Educação Física; necessitam - para estarem integradas à vida - dos olhares de diversos profissionais e de todas as pessoas, pois nossa existência se expressa na corporeidade;
- o processo de formação de Comunidades de Aprendizagem ou Comunidades de Prática precisa considerar a permeabilidade das mesmas: o quanto estão disponíveis a acolher novos participantes e se relacionar e aprender com outras comunidades.
- o termo Comunidade perdeu sua essência no modelo de desenvolvimento sócio-econômico que adotamos. É necessário resgatá-lo e expandi-lo a partir das brechas possíveis: nas comunidades periféricas, nas comunidades indígenas, na força da palavra ubuntu, nas comunidades cristãs da igreja primitiva etc;
- o Grupo de Estudo e Trabalho Letramento Corporal e Relatórios sobre Atividades Físicas e Esportivas, iniciativa do Prodhe e aberto ao público em geral, está debruçado atualmente sobre o tema Escolas Ativas: "uma escola ativa é aquela que resgata o prazer de se movimentar na escola e fora dela, que acolhe a criança em movimento para que ela não mais deixe o corpo no portão de entrada enquanto seu intelecto adentra o recinto escolar. Escola ativa é a escola que age para que a criança e o jovem sejam agentes de seu desenvolvimento a partir do respeito e a promoção da ampla manifestação de sua corporeidade no ambiente da escola, nas rotinas da escola, nas atividades escolares, nas pontes e vínculos entre escola, família e comunidade (PNUD, 2019)". O grupo está se reunindo semanalmente de forma virtual. Caso tenha interesse em saber mais, entre em contato conosco: prodhe@usp.br.

Agradecemos a todos que se interessaram e/ou participaram da conversa, em especial aos organizadores João Silva, Lívia e Fabrício. Que continuemos a nos encontrar, por enquanto, pelas lives da vida!

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